Prot. 024/24
DOM FRANCYSCO JOSÉ CARDEAL BAGNASCO, OFM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO ELEITO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO E PRIMAZ DO BRASIL
Palácio Episcopal, Rio de Janeiro, 26 de dezembro de 2024.
Ao clero, religiosos, seminaristas como ao povo de Deus desta Igreja Particular, saudações e bênçãos abundantes.
"Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque eterna é a Sua misericórdia." Salmo 118(117).
A Igreja deste o princípio, tem por sua missão principal anunciar as boas novas de Jesus ao mundo, na verdade e na justiça, por meio de seus colaboradores, sendo ministros ordenados e não ordenados. Esta variedade leva diversidade de dons que o Santo Espírito concede a cada um, com a finalidade de promover ainda mais a verdadeira fé e a própria vivência. A sagrada tradição nos recorda que a variedade de dons e carismas, colaborar com a evangelização, o discernimento vocacional e embeleza o "rosto" da Grei do Senhor.
Neste pensamento, olhando para nossa amada Igreja Particular do Rio de Janeiro e faz nos refletir quão bom é o nosso Deus, por nós dar fiéis servos que estarão sempre dispostos a testemunhar o Evangelho, com seus dons e carismas. Nossa tarefa divina se dá para nós mesmos e para os outros, e em outras palavras, a finalidade é deixar-nos ser amados por Deus ao ponto de servi-lo em uma realidade pixelada. Com grande ardor por esta responsabilidade, a Igreja Fluminense progrediu na administração, espiritualidade e pastoralmente desde a abertura da mesma, graças a colaboração de todos e a benevolência divina.
O Santo Padre, o Papa Antônio olhando com paternal solicitude para nossa Grei, observou a instabilidade e inspiração da missão e concedeu mais uma missão, agora como Arquidiocese, somos ainda mais chamados a persistir no anúncio do amor e no edificação da Igreja, não para merito proprio e sim, pelo chamado que recebemos de servir ao nosso Deus. Portanto, incumbidos de tal responsabilidade de cuidar deste rebanho, fazemos por bem decretar:
Art. 01: Fica decretado a implementação do novo brasão de armas em todo o território da Arquidiocese, a partir da publicação destas letras.
Art. 02: Todas as paróquias, capelas e órgãos administrativos devem utilizá-lo em quaisquer funções.
Art. 03: Nas mídias sociais seja de tal forma publicado e utilizado.
Somos chamados a servir, e devemos fazê-lo com amor e responsabilidade, portanto não descansemos na missão, ao contrário, somos convidados a cada vez mais continuar e persistir nesta Santa incumbência.
Que São Sebastião, nosso amado padroeiro, nos ajude na missão evangelizadora e não ter receio de anunciar o nome de Cristo, que ele nos dê a inspiração de fazermos com amor e compromisso.
Em Cristo,