DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
Aos vinte e oito dias do mês de dezembro do ano dois mil e vinte e quatro, às quinze horas, horário de Brasília, na Sé Catedral Metropolitana de São Sebastião, na presença de Sua Eminência Reverendíssima, Dom Pedro Cardeal Parolin, delegado por Sua Santidade, o Papa Antônio, para presidir os ritos canônicos, e dos demais senhores bispos presentes, bem como dos sacerdotes, religiosos e fiéis, tomou posse como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Primaz do Brasil, Sua Eminência Reverendíssima Dom Frei Francisco José Cardeal Bagnasco, OFM.
No início da solenidade, após a apresentação do novo arcebispo feita por Dom Pedro Cardeal Parolin, este pediu que fosse dado conhecimento a todos os presentes da nomeação canônica de Dom Frei Francisco como Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, assim como da instalação canônica da Arquidiocese, após a elevação feita pelo Papa Antônio.
Em seguida, Dom Pedro Cardeal Parolin fez a entrega do Pálio Pastoral e o báculo pastoral a Dom Frei Francisco, dando-lhe posse como novo arcebispo. Após isso, Dom Frei Francisco celebrou a Solene Celebração Eucarística.
Para constar, foi lavrada a presente ata que vai por mim assinada, Padre Edgar Costa, testemunha de tal posse, bem como por Dom Frei Francisco e ainda por todos os demais senhores bispos presentes, pelos membros do Colégio de Consultores e por representantes dos fiéis leigos.
Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 2024. Festa dos Santos Inocentes, mártires.