DOM RONALDY SCHNEIDER CARDEAL WOJTYŁA 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
ARCEBISPO METROPOLITANO E PRIMAZ DO BRASIL 

Aos caríssimos irmãos na fé em Jesus Cristo, paz e benção vos sejam concedidas abundantemente.

Olá, caríssimos irmãos em Cristo,
Venho por meio desta carta falar sobre os acontecimentos de hoje envolvendo eu e o caro irmão Gustavo. Bom, ele entrou na Arquidiocese há duas semanas e, nesse período, o caro irmão saiu 5 vezes. Sempre que ele saía, eu aceitava de novo por misericórdia. Só que, na última vez, ele saiu e eu não iria aceitar mais, pois devemos ser misericordiosos, mas também justos. Então, na 6ª vez, eu não aceitei ele voltar; apenas ignorei, bloqueei e apaguei o contato do irmão, sem usar as palavras que aparecem no print.

Infelizmente, o mundo está tão avançado que podemos criar imagens falsas com inteligência artificial. Uma das coisas que o Papa Francisco nos alerta sobre essa nova tecnologia é que ela pode ser usada para o mal. Quero que saibam que não sou essa pessoa horrível; estou de consciência limpa. Quem me conhece há tempos sabe que nunca me envolvir em confusão ou escândalo. Afinal, estou aqui para ajudar a qualquer um, desde os seminaristas até os bispos.

A assinatura apostólica investigou e as provas não batem; vamos deixar isso de lado, pois é um desafio que Deus coloca no caminho. Cabe a mim enfrentá-lo com fé e força. O mal odeia o bem.

Desde já agradeço a compreensão de cada um e peço desculpas por esse escândalo.

+ Ronaldy Schneider Cardeal Wojtyła 
Arcebispo Metropolitano